Apaixonando-se pelo sistema grandMA3
A energia e a imaginação do renomado designer de iluminação brasileiro Paulinho Lebrao, do escritório de design FOH, se destacaram para criar uma iluminação épica para uma produção espetacular e vibrante da Paixão de Cristo, encenada no auditório principal da Igreja da Cidade Campus Colina em Brasil. Escolhendo um pacote grandMA3 completo – software e hardware – para controle de iluminação, esta aclamada produção foi encenada no auditório principal da igreja em São José dos Campos, Vale do Paraíba, cerca de 80 quilômetros de São Paulo e transmitida mundialmente.
Este show foi dirigido por Leila Paes, que também é um dos principais pastores da Igreja da Cidade. Um pedido específico para Paulinho era não ver grandes movimentos com as luzes e manter a presença física de toda a tecnologia discreta e se misturar ao fundo!
Paulinho partiu do requinte visual e sonoro da cenografia de Michael Souza, da coreografia lindamente fluida de Ana Carolina Paes e da música dramática dirigida por Fred Tavares como ponto de partida para a iluminação, além da presença de um grande coral, para criar uma estética de grande dinamismo. Ele recebeu inspiração adicional do diretor de fotografia Mailon Silva, e todo o seu tratamento de iluminação foi ainda informado pela necessidade primária de iluminar este show de 2021 para câmera / transmissão.
Quando se tratou de escolher um console de iluminação grandMA3 foi um completo “acéfalo” para Paulinho! Ele é um grande fã da marca, o que, somado ao seu amor por novos desafios e vontade de sempre inovar criativa e tecnicamente, fez com que ele nem considerasse outra opção! “O grandMA3 oferece tudo o que preciso”, comentou ele, explicando que passou 2020 e qualquer tempo de inatividade durante a pandemia “pulando” de grandMA2 para grandMA3 depois de mais de uma década encantado com o conhecido e amado grandMA2. O console principal era um grandMA3 full size com um grandMA3 light como reserva.
Aproximadamente 100 luzes móveis e algumas luminárias convencionais estavam no equipamento de iluminação, 90% das quais eram fontes de LED, todas entregues ao show pela conhecida especialista brasileira em locação, LPL. Paulinho já havia iluminado com muito sucesso alguns shows menores usando a configuração grandMA3 completa, e o bom funcionamento deles deu a ele a confiança para especificá-lo para este evento de alto nível. Enquanto o Auto de Pascoa não era um show complicado para a programação de iluminação em termos de música, um grande recurso do MA3 tornando a vida “infinitamente mais fácil” era o Selection Grid que facilita a construção rápida de Phasers (efeitos) e tempos individuais.
Paulinho também se viu usando Gestos várias vezes para navegar rapidamente e ajustar as configurações. “Isso foi fantástico porque a maioria das funções pode ser ajustada apenas usando os dedos na tela”, ele se entusiasmou. No geral, considera a consola “muito estável e potente” e credita à proatividade da equipa MA Lighting R'n'D por estar sempre com o dedo no pulso e os ouvidos no chão, “mantendo um passo à frente, olhando para o futuro e quase projetando e implementando funções antes mesmo de sabermos que precisamos delas!” ele diz com um sorriso.
O maior desafio de iluminar o Auto de Pascoa deste ano foi garantir que todos os detalhes pudessem ser capturados pela câmera e obter aquele delicado equilíbrio entre o drama e a natureza épica da peça em um minuto e a intimidade e a honestidade no próximo, o que exigia contrastes e sombras meticulosos iniciados por iluminação inteligente e simpática.
Ele prestou atenção especial ao trabalho de gobo, texturas, movimentos sutis e efeitos de camadas, construindo algumas pistas intrincadas para sutilezas como água, reflexos e fogo. Uma das cenas mais eletrizantes foi o surgimento de uma forte e furiosa tempestade que cercou um pequeno barco no meio de um vasto oceano, seguida imediatamente por um dia normal de sol na cidade da Galiléia.
Um público ao vivo limitado - 1.400 por show, abaixo dos 8.500 habituais - foi permitido no local, mas o objetivo principal era atingir um público mais amplo. Paulinho iluminou o show pela primeira vez em 2018, depois novamente em 2019, convocado por Leila Paes. O evento de 2020 foi cancelado devido à pandemia, mas voltou – com entusiasmo renovado – para 2021, com oito apresentações ao longo de toda a Semana Santa da Páscoa.
Trabalhando ao lado de Paulinho na elaboração do show de luzes estava seu assistente de iluminação e operador Nicholas Rafael, o chefe de equipe da LPL Rafael Silva e, claro, o gerente de projeto da LPL, Caio Bertti, que supervisionou tudo desde o final. Gabriel Felipe foi o chefe de equipe da Igreja, o diretor de vídeo foi Samuel Rocha, e o diretor técnico Carlos Cruz coordenou os diversos departamentos de produção, montagem e disciplinas técnicas.
A distribuidora da MA Lighting no Brasil é a HPL LIGHT COMPANY com sede em Guarulhos, São Paulo.
Fotos: © cortesia Igreja da Cidade Campus Colina
Data de postagem
20/02/2023 16:51:51